Olá, Bunkers! Voltamos com mais um tutorialzinho!
É chegado o final de um bimestre e, com ele, surge também a necessidade de fazermos uma comparação entre os documentos gerados em dois bimestres diferentes pelo latexdiff, conforme orientação da página do Dicas Ivan. Mas só usar o latexdiff para isso não foi a melhor ideia, já que a solução não se comportou do jeito que esperamos.
Certamente, dando uma olhada nessa mesma página, descobrimos que existe uma forma de gerar esse arquivo de diff usando o próprio sistema de versionamento, isto é, o SVN, como podemos ver no tutorial escrito pela equipe Progress2Future. O problema é que, ao seguirmos esse tutorial, o comando latexdiff-svn apresentado nele, retornou um erro de comando não encontrado.
Com isso, partirmos para tentar entender o que poderia substituir este comando, tendo em vista que o latexdiff instalado não o reconhecia. Segundo o Debian.Org, existe um pacote chamado latexdiff-vc que tem exatamente a mesma função exemplificada no tutorial da equipe Progress2Future, porém precisamos modificar o comando um pouco.
Os passos para executar são os seguintes:
1. Na pasta LaTeX/Entrega_Final (ou como você organizou seus códigos) do SVN local, executar o comando svn log e procurar pelo número do commit no qual subiu a versão que deseja comparar:
No nosso caso, era essa que está sublinhada em vermelho
2. Depois de certificar-se que possui o latexdiff instalado, basta executar o seguinte comando na mesma pasta:
latexdiff-vc --svn -r <numero_do_commit> <arquivo_para_comparar>.tex
que no nosso caso, ficou como: latexdiff-vc --svn -r 73302 main-texto-completo.tex
3. Se o comando for executado com sucesso, você verá que foi criado uma cópia do arquivo desejado com o número do commit ao lado, da seguinte maneira:
Pronto! Agora basta abrir este arquivo no seu editor LaTeX - que no nosso caso é o Overleaf -, compilar o arquivo e baixar o pdf gerado :)
Alguns lembretes em caso de possÃveis erros:
- Certifique-se de que possui o SVN para o terminal instalado corretamente;
- Verifique seu gerenciador de pacotes: tenha em mente que é necessário instalar a biblioteca via .exe ou utilizando algum gerenciador de pacotes. No caso do tutorial escrito pela equipe Progress2Future, foi utilizado a nativa do Ubuntu e foi dada a opção de instalação o Perl para executar o programa. No nosso caso, instalamos ele via Homebrew - como já contamos no tutorial do yamllint;
- Por último, consulte a documentação do próprio latexdiff-vc para entender mais sobre os comandos, pois ele também dá a opção de comparar a partir de mais de um tipo de sistema de versionamento.
Por hoje é isso, pessoal! Até mais :)
0 comments